Analisando o conteúdo espiritual do Tau em S. Francisco, distinguem-se quatro grandes temas essenciais para fé e a mística franciscana.
1) O Tau é salvação:Ninguém pode salvar-se se não for marcado com o sinal do Tau, ou mais ainda com uma Cruz.Francisco via neste sinal a certeza da salvação.Um dia em que se deu conta que Frei Leão caiu na dúvida do seu destino eterno, Francisco desenhou a letra do Tau e restituiu-lhe a esperança.
2) O Tau é a salvação através da Cruz.Chega-se à salvação através do Baptismo no sangue de Cristo, derramado na Cruz.Tal é o mistério de cada cruz e do sinal do Tau.S. Francisco reza:«Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa Cruz remiste o mundo ».A espiritualidade do Tau é a espiritualidade da Cruz, ou seja do amor de Cristo, posto por nós na cruz.
3) O Tau é salvação através da penitência.Se a Cruz leva à salvação, é necessário renovar quotidianamente o mistério da Cruz em nós mesmos, levando cada dia a Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.Esta é a cruzada do Tau, pregada por S. Francisco, constituída não com pessoas armadas para conquistar Jerusalém, mas por homens penitentes, vindos de Assis para pregar a todos: «fazei penitência e frutos dignos de penitência». Tal com Jesus disse «Quem quer seguir-me deve levar a sua Cruz», assim Francisco dirige-se a todos dizendo: «Quem me quiser seguir deve ser marcado pelo Tau que tem uma forma de Cruz».
4) O Tau é um sinal de vida e de vitória.A liturgia no tempo de Francisco forneceu ao Tau as mesmas características que são da Cruz: «Est Tau vivifico insignitus... crucifixi servulus».Frequentemente, também naquele tempo, o Tau era considerado como um sinal de vitória. S. Francisco não teria tido a possibilidade de cantar a sua alegria de ser salvo:« Só quero gloriar-me na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo» ( Fior 8,1836 )
Em última analise, o Tau é o símbolo da conversão permanente e da renúncia à propriedade...Converter-se, deixar-se marcar pelo Tau, é tornar-se pobre.
Sem comentários:
Enviar um comentário